A proteção no dia a dia dos trabalhadores é o que proporciona qualidade de vida no trabalho e a segurança para exercer as atividades profissionais. Proporcionar esta segurança e proteção é responsabilidade do empregador que deve elaborar diversos programas obrigatórios na segurança do trabalho para cada tipo de atividade.
Você conhece o Programa de Proteção Respiratória – PPR? Vamos explicar a importância dele para prevenção de acidentes e a proteção da saúde dos colaboradores.
O que é PPR?
Sabemos que antes de selecionar os EPIs adequados é preciso realizar a Análise de Risco e elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA para compreendermos os riscos existentes no ambiente e identificar os equipamentos adequados para assegurar a proteção adequado dos colaboradores. Porém, quando se trata de proteção respiratória, devemos incluir um outro programa na gestão da segurança do trabalho: o PPR.
O Programa de Proteção Respiratória – PPR é um conjunto de medidas de segurança implementadas para proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho. O intuito do programa é controlar as doenças ocupacionais causadas pela inalação das impurezas do ar que são prejudiciais à saúde como poeiras, névoas, fumos, vapores e gases químicos.
É um processo de seleção, uso e manutenção dos respiradores para cada trabalhador que irá avaliar os riscos respiratórios, adequar as tarefas para eliminar ou minimizar os perigos do ambiente de trabalho e selecionar os Equipamentos de Proteção Respiratória – EPR ideal para cada tarefa na jornada de trabalho.
(Veja quando utilizar os Equipamentos de Proteção Respiratória!)
Ensaio de vedação
Cada rosto, existe uma medida, um formato. Por isso, para garantir a eficiência dos respiradores, é necessário realizar o teste de vedação para verificar a eficácia do mesmo em cada usuário. Todos os trabalhadores devem ser submetidos a um ensaio de vedação para determinar se o respirador selecionado se ajusta corretamente ao seu rosto.
O ensaio de vedação deve ser realizado uma vez a cada 12 meses em cada usuário de respirador com vedação facial. Caso o trabalhador apresente qualquer sintoma ou alteração nas condições de saúde, o teste deve ser realizado novamente antes do prazo de 1 ano.
Treinamento
Assim como em todos os segmentos, o treinamento deve ser realizado com os trabalhadores antes de realizar qualquer tipo de atividade ou tarefa na jornada de trabalho. É uma medida essencial para prevenir acidentes, utilizar os EPIs para proteção respiratória da maneira correta e compreender os riscos existentes no ambiente de trabalho. Lembrando que o treinamento deve ser executado por um profissional com experiência e devidamente qualificado.
Gestão do PPR
Para o sucesso da prevenção da saúde dos colaboradores, o PPR deve ser planejado, executado e avaliado anualmente. Outros fatores também são importantes para assegurar o desempenho positivo das medidas de segurança, como:
O monitoramento do uso
Manutenção, inspeção, limpeza e higienização dos respiradores
Avaliação médica
monitoramento das exposições ocupacionais
armazenamento dos respiradores
Descarte do EPI na hora certa
A administração correta do programa trará benefícios tanto para o empregado quanto para o empregador. Cuidar da saúde do trabalhador é o dever de todo empregador e profissionais da segurança do trabalho! Realizar os programas exigidos nas normas regulamentadoras é o que irá proteger e garantir a integridade física e saúde dos colaboradores.
© Rocha & Azevedo - Assessoria e Consultoria. Todos direitos reservados - Desenvolvido por Hugo Lima Design